Nosso Espaço

Nosso Espaço

Nosso espaço foi projetado especialmente para que a escola fosse a extensão do lar de cada criança. A escola oferece uma estrutura completa e diferenciada para atender as necessidades de todas as crianças contando com espaços motivadores e apropriados para a eficácia do desenvolvimento infantil. Estes espaços chamamos de “salas ambiente”, pois foram planejadas cuidadosamente para o desenvolvimento de habilidades específicas. Cada ambiente possui mobiliário projetado ao alcance das crianças, cores que fogem do padrão convencional e jogos, brinquedos e estímulos de acordo com o objetivo a ser desenvolvido em cada turma em uma determinada sala. Todos os espaços são amplos, aconchegantes, iluminados, contam com conforto térmico e brinquedos adequados para a prática da mediação da aprendizagem.

Muito além da percepção estrutural, nossos ambientes também são pensados de forma cognitiva. Este conceito vai além do que é visto de estrutura física. Sabemos que para que um processo de mediação de aprendizagem beneficie uma criança, devemos ter uma preocupação com as características essenciais do ambiente.

Assim temos um ambiente:

  • Dinâmico: Que cria necessidades e condições que favoreçam a aprendizagem;

  • Flexível: Que disponibiliza meios e recursos de formas diferenciadas para cada criança;

  • Heterogêneo: Que permite o encontro entre mentes diferentes. Encoraja a interação contínua entre níveis distintos de aprendizagem;

  • Individualizado: Que providencia atividades e condições individualmente adaptadas e contínuas;

  • Confiante: Que reflete uma confiança sincera na capacidade da criança;

  • Valorizante: Que valoriza a criança, que exerce uma gratificação e atribui um valor social a cada conquista.

Espaços Projetados

Alguns espaços foram projetados com objetivos específicos:

 

- Refeitório: Priorizamos que as crianças tenham uma alimentação saudável. Todas as refeições são oferecidas pela escola e feitas pela nossa cozinheira. O cardápio é elaborado pela nutricionista e enviado aos pais quinzenalmente. Frutas, verduras e legumes fazem parte da alimentação diária das nossas crianças e todas as refeições seguem um controle nutricional e cuidado redobrado do preparo dos alimentos para que as crianças tenham baixo consumo de sódio, óleo e conservantes em geral.

Para garantirmos uma alimentação saudável e evitarmos alimentação industrializada não permitimos lancheiras e alimentação trazida de casa. Através da alimentação oferecida pela escola conseguimos criar bons hábitos alimentares, aumento do repertório de alimentos aceitos pelas crianças e a valorização do ato de comer como encontro social. Neste espaço também é realizada a oficina de culinária.

- Art Club: É espaço projetado para a realização das atividades voltadas a criatividade, a imaginação e as artes, bem como é onde coloca-se em prática a execução do projeto de educação sócio ambiental (5R´S).

- Gym: Espaço destinado ao desenvolvimento das habilidades motoras, como power kids, yoga, ballet e capoeira.

- Library: Espaço para o desenvolvimento do prazer do hábito da leitura, aumento de vocabulário através da mediação de contos, poemas e histórias, bem como da interpretação das histórias através do teatro.

Nossas Comemorações

“A língua é o inglês a cultura é a nossa” é o nosso lema. Desta forma, priorizamos a nossa cultura, a cultura brasileira, a cultura gaúcha, com o objetivo familiarizar os estrangeiros com a nossa cultura, manter a identidade cultural das crianças brasileiras e, principalmente, em hipótese alguma, privar as crianças brasileiras de sua própria cultura.

Comemoramos todas as datas festivas do nosso calendário e sempre abordamos com as crianças que apesar de haver um forte apelo comercial (como dia das mães, pais, avós, etc.) o importante é a demonstração de afetividade e o carinho. As crianças produzem lembrancinhas através do projeto de educação ambiental, e confeccionam o próprio cartão (através da reciclagem de papéis).

A escola é laica, não professa nenhum credo, respeitando a pluralidade de religiões do nosso povo. Desta forma, comemoramos datas como Páscoa e Natal, abordando as mais diversas formas de religião e suas diferentes maneiras de pensar, contribuindo para a construção da tolerância, do respeito e da percepção do outro, aprendendo que podemos ser amigos e pensar de diferentes formas.

Acreditamos que todas as datas comemorativas do nosso calendário são importantíssimas na nossa cultura e aproximam os pais da escola. Realizamos o aniversário da escola e o Family Day para que os demais familiares também possam fazer parte das nossas comemorações, pois acreditamos que a sintonia entre escola e famílias, é fundamental e muito mais significativa para a criança. E é claro, com o Halloween realizamos nosso processo de pluriculturalismo, realizando o tão esperado “Trick or Treat” na vizinhança e inserindo toda a comunidade neste processo.

Open House é uma confraternização entre equipe escolar e pais a qual ocorre anualmente. Tem por objetivo recepcionar pais novos, apresentar a escola, a metodologia, a equipe, nossa forma de atuação, o programa pedagógico e mostrar aos pais toda nossa expertise em Educação Infantil Bilíngue.

- Depoimentos -

O que os papais pensam

Nossos filhos Luis Fernando e Olyvia estudaram na Up Kids. Foi a primeira escola da nossa filha e sem dúvida a que mais marcou a vida dela.

Rochele Silveira e Fernando Estima

Nosso filho Pedro entrou na UP KIDS com 2 anos e só saiu devido nossa mudança para os Estados Unidos. Eu sempre adorei a escola desde que Pedro iniciou.

Graziela Torino Reginatto e Renato Silveira

Confiamos a Up Kids School a formação pré-escolar das nossas duas filhas e fizemos uma excelente escolha.

Tiana Burman e Fernando Duarte

Simplesmente maravilhosa. Fez muita diferença na qualidade de vida que estamos tendo morando fora do Brasil. Adoramos e recomendamos. Seremos eternamente gratos a UP KIDS e a Leticia Mello.

Liane Zacouteguy e Maurício Zacouteguy

Agradeço imensamente à toda a equipe da escola UP KIDS, em especial à Leticia por esse quase 1 ano de relacionamento.

Maria Pia Braccini Botelho e Luiz Felipe Botelho

Quando chegamos à Califórnia, já na primeira semana o Bruno estava falando fluentemente com as pessoas que conhecia. Na verdade foi uma surpresa pra mim a facilidade com que ele se adaptou.

Maity Siqueira e Eurico Salles